Áudio - Vídeo

 

Cronos: "(...) olhamos em todos os lugares, achamos que havia câmeras em alguns dos shows, mas nada veio à tona. Eu lembro que havia as grandes redes de TV em São Paulo, e várias câmeras de grande alcance no show, mas o que aconteceu com estas imagens de vídeo é um mistério." (entrevista para este site, em 2009. Leia, na íntegra, no link "entrevistas"...)

 

 

 

    Os shows do Venom pelo Brasil, em 86, foram filmados pela Rede Bandeirantes, mas nunca estiveram à disposição do público.

    O único registro já visto do show no Rio de Janeiro foi uma matéria no RJTV, da TV Globo, no dia seguinte ao show. Tal reportagem, no entanto, estava mais preocupada em mostrar as "rodinhas" e o gigantesco número de material apreendido no show (pulseiras, braceletes, cintos de bala, correntes, etc.), deixando um espaço muito pequeno para mostrar as cenas do show em si.

    Foi exatamente nos moldes desta reportagem, do jornal O Globo, também no dia seguinte ao show do Rio:

    Assim, falando de áudio e vídeo, poucos foram os registros da "Brazilian Assault - 86". Na internet, em sites de Heavy Metal, havia uma fita cassete sendo comercializada. Item raríssimo, pouquíssimas pessoas no mundo dispõem de uma cópia deste material. São 5 músicas (17 minutos), retiradas do show do Venom em Brasília, o primeiro da turnê. Qualidade boa. Consegui uma cópia desta, em 2000, com um fã da Suécia, e disponibilizei, no Youtube, com algumas imagens contidas no nosso site, contando não só a história da turnê, mas do próprio Heavy Metal no Brasil.

   

    O "arqueólogo" mais persistente poderá se deparar, também, nos labirintos ocultos da internet, com um registro do show completo em São Paulo. Este CD horroroso conta com uma qualidade de som sofrível, cheio de ecos e ruídos externos. Postarei, em breve, neste link, algumas faixas deste CD, enviado por um fã da Grécia.

    O guitarrista Mike Hickey foi outro que já declarou que todos os shows do Venom foram filmados. Segundo ele, o show de São Paulo contou com um aparato de 7 câmeras. Resta-nos torcer para que essa empoeirada fita VHS possa um dia deixar as prateleiras da Rede Bandeirantes, e venha a cair direto no Youtube.

    Igualmente importante é a filmagem do show do Sepultura, abrindo a noite, em Minas (créditos: canal Sepultura BrazilianPride, do Youtube). Reparem, logo que entram no palco, Max anunciando ser a primeira vez que uma banda de Metal brasileira abre para uma estrangeira. Vejam, também, que na última música, Max toca sem guitarra, que deu defeito, o que o levou a pronunciar um discurso, quase um choro, no final do show (22:01), tipo "os gringos 'amarraram' a aparelhagem pra gente, por isso o show não foi muito legal", etc...

    Isso é história!!

MORBID VISIONS - ANTICHRIST - TROOPS OF DOOM

WAR - BESTIAL DEVASTATION

 

A T E N Ç Ã O: NÃO FAZEMOS CÓPIAS.

A T T E N T I O N: WE DO NOT MAKE COPIES.