Merciless Metal

 

 

    Não é uma entrevista, mas publico aqui as impressões do Lucas Araújo Alves, que mantém um álbum sensacional em seu Facebook chamado "Merciless Metal - O Portal da Nostalgia no Heavy Metal", com a missão de "manter o espírito verdadeiro do velho formato das resenhas metálicas", segundo o próprio. Procure por ele e seu museu no FB!

 

BRAZILIAN ASSAULT - 1986
Por Lucas Araújo Alves



    Em 1986 o Heavy Metal já havia saído definitivamente do underground pelo mundo afora, e peregrinava com astúcia em direção ao "mainstream". A música heavy metal foi a globalização antes da própria, após anos de lutas nas vielas escuras européias e norteamericanas o estilo mantinha representações mundo afora.

    No terceiro mundo, mais especificamente no ‘sul do paraíso’ - Brasil - a proliferação de novos grupos era a acepção da palavra: batalha. Não obstante, aquela então nova geração surgiu por meio de um dos eventos mais relevantes dentro do movimento brasileiro.
    Após a ressaca do Rock In Rio de 1985, o cenário Heavy Metal brasileiro presenciou a conquista da aspiração de um evento de magnitude internacional. O país já tinha suas resistências metálicas mantidas por meio da bíblia de aço Rock Brigade e por inúmeras bandas do estilo que brotavam pelas ruas insanas de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e demais outras cidades.
    No final de 1986, dois combos ancestrais da concepção da etimologia da palavra “som cru” da época visitaram a "terra brasilis”. O aço retorcido negro do Venom e o Power ‘fucking’ Metal dos canadenses do Exciter eram orgias sonoras que influenciaram toda uma gama de batedores de cabeça que erguiam sua força através das obras destas bandas.

    Os shows ocorreriam em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre (este último acabou cancelado). Cinco cidades, cinco pontos do pentagrama universal do pioneirismo sonoro metálico que perpetua de maneira intacta até os dias atuais.
    Na essência do Venom havia um objetivo comum, no sentido de quebrar barreiras, descobrir um estilo musical asqueroso, e principalmente, levá-lo a um patamar cada vez mais agressivo, complexo, alto, horripilante e potente. E levando isso em consideração absoluta, ele influenciou a criação de um dos sites mais nostálgicos e mágicos sobre um acontecimento atemporal que ocorreu há 30 anos, no nosso infame país.
    O site Brazilian Assault - 86 é um documento eterno, sem valor estipulado de mensuração, uma parte da nossa história, um pedaço de nossos sentimento de devoção, história e motivação!